QUAL A DIFERENÇA ENTRE SHOPPING CENTER, PERSONAL STYLIST E LOJISTA NO MERCADO FINANCEIRO?

Na semana passada estive em Rio Claro, junto com Paulo Bueno meu sócio e gestor dos nossos fundos líquidos. Demos uma palestra, juntamente com a RP Capital, nosso distribuidor exclusivo para XP, sobre investimentos de renda variável para médicos e profissionais da saúde. Foi muito especial voltar a olhar nos olhos de nossos clientes e prospects e ver o interesse real por nosso Mercado.

Ao final da palestra, uma médica ginecologista me perguntou: Fernanda, qual a diferença entre a Santa Fé, a RP Capital e a XP? Se eu quiser investir no Aquarius tenho que te ligar? Senti muita compaixão neste momento, sou publicitária de formação e trabalho no Mercado Financeiro há 2 anos somente. Quando comecei esta jornada não sabia distinguir o joio do trigo, tudo era estranho, parecia outro idioma, outro mundo literalmente. São mesmo muitos players: bancos comerciais, bancos de investimento, corretoras, gestoras, assessores, agentes autônomos… 

Então, de uma maneira bastante didática e objetiva eu expliquei para Dra. e compartilho aqui para vocês também, minha resposta:

  • Visualizem um shopping center. Trata-se de um centro comercial, cheio de lojas que vendem diferentes produtos. As categorias de produtos se repetem, temos várias opções em calçados, roupa feminina, joias, mas os produtos diferem entre si, mesmo que minimamente. 
  • Os consumidores precisam se vestir. Precisam de roupas, sapatos, acessórios. Também precisam comer, cuidar da beleza e bem estar. Os shoppings são grandes facilitadores, pois oferecem as soluções em um só espaço. Além de oferecerem serviços especiais para seus clientes como clubes de fidelidade, eventos festivos e promoções. Sendo assim, você, consumidor é cliente tanto do shopping quanto dos seus lojistas.
  • Por fim tem a figura do personal stylist – aquela pessoa de bom gosto, simpática que estudou moda, psicologia, cores e que vai te entender e te indicar o que mais combina com sua personalidade. Normalmente ele é um parceiro do shopping, mas pode também ser contratado diretamente.

Agora, vamos dar “os nomes aos bois”. Os shoppings centers são, no Mercado Financeiro, as plataformas de investimentos. Normalmente são corretoras de valores que se digitalizaram facilitando o acesso aos produtos financeiros oferecidos no setor. Eles podem ser também bancos de investimento com acesso digital ou mesmo submarcas dentro dos grandes bancos, mas na prática funcionam como um market place de produtos financeiros. 

Os lojistas são as gestoras. Empreendedores que estruturam produtos de acordo com seu DNA e expertise. Existem gestoras focadas em um determinado segmento, como, por exemplo, Renda Variável, mas existem gestoras mais amplas, que seriam as famosas “lojas de departamento”, onde equipes internas independentes comandam seus produtos específicos. No caso da Santa Fé, somos uma gestora focada em ações, nosso “mantra” é que não há investimento melhor no médio e longo prazo do que uma empresa bem gerida e por isso, oferecemos aos investidores dois produtos: O Santa Fé Aquarius, um fundo multimercado que investe até 50% em ações, e o Santa Fé Scorpius, um puro sangue de ações, feito sob medida para quem quer se expor às oscilações agressivas do mercado.

Agora como escolher o melhor produto para cada investidor? Que se adeque ao seu apetite de risco, e atenda seus objetivos de curto, médio e longo prazo? É aqui que entra em cena o “personal stylist”, no mercado financeiro: Assessor de Investimento. É ele que vai entender a fundo as características de cada investidor e conseguir indicar o melhor produto de acordo com cada perfil. 

Existem, é claro, aqueles “investidores solo”, que estudam, se conhecem e buscam seus próprios investimentos falando diretamente com os gestores. Para estes clientes, as plataformas (shoppings) produzem muito conteúdo, explicando desde as condições macro econômicas que influenciam muito no momento do mercado até detalhes dos produtos das gestoras que distribuem (lojistas). Ou seja, é possível investir sem assessoria, mas é necessário estudo, dedicação e responsabilidade. 

Quando eu terminei, a Dra respondeu: está claro! A XP é o shopping, a Santa Fé a loja e a RP Capital o personal stylist! Nada como traduzir o “financês” para mostrar que a nossa vida financeira não só pode como deve ser próxima, fácil e acessível. Estamos no caminho certo. 

Publicado por Fernanda Lancellotti

Partner & Head of Investor Relations na Santa Fé Investimentos