A MENINA CORAJOSA
Em dezembro de 2018 a famosa estátua de bronze “The Fearless Girl” foi colocada em frente à Bolsa de Nova York – NY Stock Exchange – exatamente para encorajar e atrair um número cada vez maior de mulheres para o Mercado de Capitais, historicamente um espaço majoritariamente ocupado por homens.
A estátua foi criada em 2017 por um diretor de arte da McCann New York, relevante agência de publicidade, e colocada inicialmente em frente à Prefeitura de Nova York, para além de encorajar mulheres de qualquer idade a buscarem seus sonhos, também enviar uma forte mensagem sobre diversidade de gênero em locais de trabalho e, principalmente, nos Conselhos de grandes empresas. Sua ideia original era ser itinerante, passando por diferentes lugares e levando sua força, mas a população local foi tão tocada pelo seu significado que realizou um abaixo assinado para sua permanência em frente à Prefeitura de NY. Somente depois de 13 meses, ela saiu, pela primeira vez, da frente da prefeitura da cidade para encarar a bolsa de NY onde permanece até hoje. Imaginem a força que isto significa!
Como uma das 5 mulheres da equipe Santa Fé investimentos, fui tocada por este movimento e compartilho aqui alguns pontos que acredito serem comuns a algumas mulheres “financeiras”.
Primeiramente vale colocar uma curiosidade: sou a 4º filha, única mulher, depois de 3 homens incríveis. Nasci e cresci em um ambiente masculino e nunca senti diferença de trato por conta disto. Montei a cavalo, joguei bola, estudei fora, tudo como meus irmãos faziam. Mas, na hora de escolher minha profissão, não fui para o Mercado Financeiro (os 3 foram).
Sou publicitária de formação e empreendo no segmento de comunicação desde 2003. No mundo criativo, a igualdade de gênero sempre foi uma realidade e eu troquei e aprendi muito com várias mulheres incríveis, lideres de marcas relevantes como: Luxottica, Fedex, Audi, Turner, Globo, entre tantas outras.
Em 2019 ampliei minha carreira para o Mercado Financeiro, aceitando o desafio de liderar a área de comunicação, marketing e comercial da Santa Fé Investimentos e com este movimento me deparei com uma nova realidade: o mundo de “terno e gravata”.
Apresente-se a leitora que, inseridas no mercado financeiro, nunca passou por estas situações:
1. Você é a única mulher da sua equipe;
2. Você é a única mulher na reunião/call;
3. Seus e-mails/mensagens são respondidos mais vagarosamente do que seus pares/sócios homens?
Em contrapartida é nítido o crescente interesse das mulheres pelo mercado de ações. Desde o número de investidoras na B3, até os perfis no Instagram com influenciadoras e especialistas que falam somente para o gênero feminino. As mulheres possuem características fundamentais para o sucesso no mercado de capitais como extrema organização, carisma, agilidade de raciocínio e socialização e, assim como acontece com a “Fearless Girl” precisam de coragem para se fazer ouvir e ganhar espaço no mundo financeiro.
Hoje representamos 33% aqui na empresa, sendo 20% em cadeiras de liderança, respondendo por responsabilidades relevantes como Comercial, ESG e Compliance. Como diz a frase abaixo da estátua: “Know the power of women in leadership. SHE makes a difference” – Conheça o poder da liderança feminina, ela faz toda a diferença!
Para a Santa Fé, trouxemos detalhes especiais para nossa rotina como incentivo à alimentação saudável, inbound kit, protocolos de cuidados contra a Covid-19 e treinamentos. Buscamos valorizar a diversidade não só de gênero, pois de fato acreditamos na igualdade do ser humano, a começar pelo nosso propósito enquanto empresa que é democratizar os investimentos no Brasil, através de veículos acessíveis a qualquer investidor/a.
Certamente o símbolo da “Menina Corajosa” vai nos inspirar e incentivar a seguir batalhando pelo nosso espaço e apoiando a construção da imagem da nossa empresa.