Esta semana voltei de férias. 15 dias na Bahia fazem um bem para corpo, mente e alma que nem podemos imaginar. Analisamos o ano que passou, desenhamos metas e desejos para o que o futuro nos reserva, curtimos, relaxamos…
Mas e quando chegar a fatura do cartão de crédito? Vou dar conta de pagar?
Para que o sonho não vire um pesadelo há uma palavrinha mágica chamada planejamento. Quando planejamos nossas viagens, elas acontecem e deixam marcas maravilhosas, mas quando tomamos atitudes não coordenadas o jogo vira nos tirando a paz.
Por isso, neste início de ano não há nada melhor do que planejar sua vida financeira, revisitar seus sonhos de curto, médio e longo prazos, criar metas atingíveis, poupar e mais que tudo investir.
Esse papo parece blábláblá de quem pode aparentar ter uma vida financeira equilibrada, mas eu estou aqui para comprovar que é real! Acredito que muitos saibam que eu não tenho formação em finanças, originariamente. Sou publicitária, criativa e que durante muito tempo sonhava muito, realizava bastante, mas sempre com doses altas de ansiedade pelas faturas dos cartões. Desde que cheguei ao Mercado Financeiro e aprendi conceitos simples de investimentos e vi minha vida financeira se ajustar. E o melhor, não é nada impossível ou “para poucos”, pelo contrário, basta planejamento e resiliência.
Acho que vale retomarmos aqui as definições (mesmo que pareçam simplistas) de sonhos de curto, médio e longo prazos, pois isto é o ponto de partida para qualquer plano financeiro, ou até mesmo de vida. Vamos lá:
Sonhos de curto prazo: o que você pode realizar em 1 ano. Coisas mais simples e cotidianas, que normalmente você pagaria em 12x no cartão. Ex: trocar seu celular, tirar uma certificação, fazer uma viagem pequena. Para estes sonhos, aloque até 10% da sua renda e troque as parcelas do cartão por um bom fundo de renda fixa ou título público de alta liquidez, deposite parcelas mensais fixas e garanta seu sonho já em dezembro!
Sonhos de médio prazo: Algo que você deseje alcançar em até 5 ou 10 anos. Aqui podemos falar de um carro novo, uma viagem internacional e porque não a sua sonhada casa própria (pode ser na praia, no campo também). Este tipo de sonho pede um pouco mais de coragem e o seu foco deve ser em investimentos que tenham uma maior rentabilidade com o tempo. Aloquem 15% de sua renda para esta parcela de investimentos e lembrem-se, maior rentabilidade significa maior risco, por isso é importante conhecer bem onde e com quem estão trabalhando.
Sonhos de longo prazo: Agora sim falamos de sonhos de verdade! Desde viver de renda, ter um pousada para chamar de sua, morar na praia, enfim… voe longe! Aloque 25% da sua renda para estes sonhos e escolha investimentos que busquem um retorno mais arrojado. Como estamos falando em resgates entre 20 ou 30 anos, você pode pensar em ativos de risco como ações. Aprendi aqui na Santa Fé que não há investimento melhor no longo prazo do que ações de uma empresa bem gerida e acredito que o gráfico do Ibovespa dolarizado desde 1967 consiga mostrar claramente isso. Vejam que a seta ascendente é clara e potente e que, em períodos de alta, chega-se a ganhar 24x o valor investido!
Porém antes de sonhar é preciso viver, por isso, a primeira etapa da transição do ” sonhador devedor” para o “sonhador investidor” é a construção de uma reserva de emergência. Antes de sonhar, tenha reservado ao menos 6 meses de vida garantidos para sua sobrevivência e está reserva deve ser alocada em investimentos seguros e risco apenas marginal!
Agora, ao voltarmos e analisarmos as características de cada sonho descrito acima, notamos que há 2 características comuns a todos: 1. a frequência – realização de investimentos mensais e 2. a resiliência – faça chuva ou faça sol eu sigo meu plano. Estas são as características que conquistam a tão sonhada liberdade financeira.
Não posso esquecer o mais importante: seus investimentos devem ser feitos no dia que você recebe suas receitas. Quem deseja mesmo viver seus sonhos, deve priorizá-los!
E sabem qual é o grande “prêmio” que se obtém ao colocar este plano em prática? Bom, para mim, em 2023, foram meus 15 dias de férias na Bahia com um retorno feliz e cheio de energia para seguir por mais uma ano, trabalhando firme na construção de novos e desejados sonhos! #alwaysadreamer
Feliz 2024