Como foi dezembro:
Dezembro foi mais um mês de alta nas bolsas, tanto aqui no Brasil como pelo mundo, em linha com o período de sazonalidade positiva de final de ano para os mercados. O arrefecimento no mercado de trabalho e indicações de um processo de desinflação foram ratificados pelo FED, em sua última reunião do ano, acenando inclusive com redução nos juros já em 2024. Destaque para o Índice Russell 2000 que reflete a performance de Small e Mid Caps e que apresentou uma ótima recuperação.
Por aqui o Ibovespa também foi muito bem, as Small e Mid Caps tiveram um desempenho melhor em linha com o fechamento na curva de juros, que refletiu nas NTNBs com vencimento em 2026 e 2050 contribuindo de forma positiva para nossa performance.
O que esperar para janeiro:
Seguimos confiantes com o efeito positivo da sazonalidade a impulsionar mais os mercados, tanto aqui como lá fora, até o final de janeiro, agora também movidos pela postura do FED em seu último comunicado juntamente com um afrouxamento maior por aqui com novas baixas na Selic de 0,5%, sendo que 0,75% segue na pauta como possíveis.
Temos uma visão otimista com o mercado nos EUA para esse início de 2024 e mesmo para o ano e os emergentes devem ser o destaque. O Brasil pode ser a cereja do bolo com os múltiplos ainda muito baixos em relação aos demais.
Mantemos os setores de educação, construção e bancos digitais como destaques na nossa carteira, além de petróleo, mineração e siderurgia.
Acreditamos que 2024 será o ano das Small e Mid Caps tanto aqui como nos EUA.
Nossa posição no exterior segue sem hedge em Dólar. Mantemos ainda uma pequena posição na Índia que tem produzido bons resultados, e seguimos com posições em NTNBs com vencimento em 2026 e 2050 que na nossa visão ainda tem muita gordura para queimar.
Aproveito para desejar um próspero 2024 para todos.
Publicado por
Paulo Battistella Bueno
Partner & Portfolio Manager at Santa Fé Investimentos