Como assim fluxo?
Em meados de janeiro a Anbima publicou os dados de captação dos fundos em 2019. Os fundos de ações tiveram a maior captação com R$ 86,2 bilhões. Em seguida vieram os multimercados com R$ 66,8 bilhões. Você, investidor, já se perguntou o que esses números significam e qual o impacto deles no mercado?
Sempre que falamos da nossa estratégia de investimento deixamos muito claro que além de lucros crescentes as empresas que investimos precisam ter um fluxo de investimento positivo. Somos sempre indagados: “Fluxo? Como assim?” Temos as nossas ferramentas para identificar esse fluxo, mas hoje resolvi mostrar para você, investidor, um número muito importante e que você deve prestar muita atenção: o saldo líquido de captação dos fundos. Esse número é público pois os administradores dos fundos devem informar diariamente a CVM que deixa os dados à disposição dos investidores em seu site na Internet. Mas por que ele é tão importante? Muito simples e aqui vai o meu depoimento como gestor: todo dia por volta das 14h30 recebemos do nosso backoffice o saldo líquido de captação do dia que nada mais é do que o total das aplicações menos os resgates do dia. Com esse número precisamos ajustar a nossa carteira para que ela reflita as mesmas posições ajustadas ao novo patrimônio que inclui o saldo de captação do dia.
Na maioria das vezes o gestor simplesmente aumenta proporcionalmente as posições que já tem em carteira e refletem sua confiança e suas teses de investimento. Agora, juntando os pontos. Não são tantas as boas empresas que os bons gestores gostam. Muitos gostam das mesmas. O mercado de ações brasileiro ainda é pequeno e muitas dessas empresas também não são tão grandes. Esse fluxo tem sido constante e crescente! O resultado disso é que normalmente na parte da tarde os gestores de fundos de ações e multimercados vão às compras e o Ibovespa sobe.
Dias assim, com o Ibovespa abrindo em baixa e reagindo na parte da tarde devido ao FLUXO tem sido muito frequentes!
O investidor precisa ficar atento a esse fenômeno novo que parece ter vindo pra ficar, esse mesmo fenômeno movimenta as bolsas americanas há décadas!
Nós aqui na Santa Fé estamos de olho e, como sempre mencionamos, o Fluxo é uma das nossas ferramentas principais por que sem ele o preço não se movimenta!