Muitas vezes, conversando com amigos e investidores, escutamos frases como: “a minha carteira de ações rendeu X% no ano passado” ou “você viu como o resultado de tal empresa veio forte? A ação deve subir bastante nos próximos dias”. Somos conduzidos a reflexões extremamente importantes sobre o mercado. No entanto muitas vezes a pergunta mais relevante nunca é respondida: Como de fato esta empresa ganhou dinheiro?
Recentemente o mercado financeiro vem discutido abertamente o papel das políticas ESG (Meio Ambiente – Social – Governança) nas empresas e como estas são aplicadas efetivamente para se gerar valor ao investidor. O fenômeno é uma verdadeira transformação da alocação do capital, que antes prezava pelo retorno nominal e agora se preocupa em como o retorno é obtido e quais práticas sustentáveis são adotadas para tanto. Importante que se construam metodologias pragmáticas e objetivas para que toda a discussão teórica de boas práticas seja de fato concretizada.
Na Santa Fé a discussão sobre ESG é antiga e precede a própria fundação da empresa, quando em 1956 foi fundado o Lar da Benção Divina, nosso projeto social que atende mais de 500 crianças na região do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. No ambiental somos aderentes ao CDP (Carbon Disclosure Project) que nos ajuda a rastrear a cadeia de carbono dentro de nossa empresa e reduzir os impactos deste no meio ambiente. No governança, exercemos um moderno modelo de partnership, gerando além de incentivos aos nossos colaboradores/associados, alinhamento total com os com a gestão de nossos fundos. Por fim, visando aprimorar ainda mais o conceito ESG em nossas rotinas, criamos uma Diretoria de ESG. Para a função, convidamos uma das profissionais mais renomadas nesse quesito, no mercado. Todos esses processos somados a um forte screening de investimentos nos credenciam para atuar da maneira adequada e vanguardista diante do novo cenário desafiador de investimentos.
Retornando a pergunta feita no início do texto: “E aí? Como ganhamos dinheiro?”
Buscamos para nossa gestão, investimentos em empresas e estruturas responsáveis com o meio ambiente, que impactam positivamente o âmbito social em que atuam e possuem uma governança corporativa de excelência. Assim conseguimos em um dos anos mais desafiadores do milênio, entregar uma performance acima da média do mercado e assim pretendemos continuar gerando valor para nossos colaboradores/associados.