FORÇA BRASIL!

Novembro foi um mês bastante desafiador com mudanças radicais de expectativas geradas por um discurso da equipe do novo governo pouco convincente sobre a responsabilidade fiscal, inclusive com as tratativas de uma PEC com gastos fora do teto de centenas de bilhões e solicitações para tirar os programas sociais do teto de gastos.

Muitas solicitações e poucas definições, sem anúncio de nenhum membro do novo governo. Muitas incertezas provocaram uma volatilidade enorme nos juros e queda acentuada na bolsa principalmente nas Small Caps.

Para dezembro esperamos que as cartas sejam colocadas na mesa e que tenhamos definições sobre como será a equipe econômica do novo governo e como será tratada a questão fiscal.

Diante desse cenário reduzimos nossa exposição em ações e nos concentramos mais em empresas exportadoras e pouco endividadas. Aumentamos um pouco nossa exposição nos EUA, mantendo uma pequena posição na China. Também mantivemos nossas posições em NTN Bs concentradas em 2025 e 2026 e com uma pequena posição em 2050, posição essa que também sofreu bastante em novembro.

Acreditamos que o Brasil é maior e mais forte que tudo e todos, e que com os devidos esclarecimentos sobre a forma de condução da economia, com a nomeação não só do ministro, mas também de toda sua equipe e a aprovação da PEC com os ajustes necessários, o mercado colocará seu preço e será possível sim buscar uma retomada. Enquanto isso, seguimos com o nosso coração verde e amarelo na torcida pela nossa seleção, mas nossa mente estrategicamente direcionada para além das fronteiras.

Vamos juntos, vamos Brasil!

Publicado por

Paulo Battistella Bueno

Partner & Portfolio Manager at Santa Fé Investimentos