Temos trabalhado bastante nos últimos meses, tempos difíceis com mercados erráticos, disfuncionais e principalmente com um viés de baixa. Muito disso causado pelo impacto do aumento dos juros aqui e no exterior devido a pressões inflacionárias e, mais recentemente, pelo risco de uma recessão mundial, com os ajustes de política monetária em andamento.
Como estamos conseguindo navegar por mares tão revoltos mantendo nossa crença no mercado de ações e nas empresas como o melhor investimento no longo prazo?
A resposta passa em primeiro lugar pela forma como estruturamos nossa estratégia de investimento:
É muito trabalho, mas é simples. Geralmente as coisas mais simples costumam ser as mais assertivas mas exigem muita dedicação e principalmente disciplina e perseverança. O mercado é muito dinâmico e as coisas mudam rapidamente sendo necessário uma constante revisão e análise.
Mas não podemos deixar de lado a proteção das posições. Derivativos, ativos descorrelacionados tentando mitigar movimentos de baixa no mercado (que nesses momentos difíceis serão frequentes) e também bons hedges, ajudam a reduzir volatilidade e se operados de forma planejada e consciente, produzirão bons resultados ao longo do tempo.
Como sempre dizemos, disciplina, paciência e perseverança são atributos indispensáveis para uma estratégia vencedora de gestão. Na Santa Fé nossos marinheiros seguem a bordo, enfrentando mares revoltos, crescendo em experiência, aprendendo pelo caminho e vencendo! Caps.
*entenda demanda, como apetite dos investidores para alocar recursos de investimento nos diversos setores. Dentre esses setores, para quais ações estão os investidores direcionando seus recursos em volumes expressivos.
Publicado por
Paulo Battistella Bueno
Partner & Portfolio Manager at Santa Fé Investimentos