O que fazer para conter os efeitos da pandemia?

Investir em empresas com iniciativas incríveis como WEG, Ânima Educação, Magazine Luiza entre outras, certamente é um caminho!

Em nossa gestão buscamos sempre empresas com uma boa governança, acionistas controladores alinhados, resultados positivos e fluxo de investimentos crescentes. Porém existe um valor intangível que também procuramos pois acreditamos que, além de gerar valor aos seus acionistas, uma empresa deve se preocupar com seus colaboradores, sua comunidade e com o meio ambiente.

A pandemia do Covid-19 nos aguçou esse olhar. Redobramos nossa atenção para o posicionamento das empresas em que investimos, no combate a pandemia e apoio às comunidades. Hoje escrevo esse artigo para dividir com todos a nossa satisfação em constatar ações de extrema relevância realizadas por muitas dessas empresas:

1- A WEG se reinventou e passou a produzir também respiradores hospitalares para UTIs. Em pouco mais de 1 mês foi capaz de colocar em linha de produção e entregar na semana passada 30 respiradores atendendo ao chamado do governo federal. Foram envolvidos mais de 100 colaboradores de áreas diversas e toda uma “Operação de Guerra” foi montada*. O resultado nos enche de orgulho!

2- Os sócios da Ânima Educação criaram o movimento #nãodemita visando a preservação dos empregos durante a crise! Mais de 4.000 empresas aderiram ao movimento, obtendo um resultado de 2 milhões de empregos garantidos e 8 milhões de pessoas impactadas*.

3- A Vale comprou mais de 5 milhões de kits de testes rápidos com resultados em 15 minutos e que serão doados ao Governo Federal! A empresa também está comprando para doação, equipamentos de proteção individual como óculos, luvas e máscaras, para médicos e enfermeiros!

4- Itaú, Bradesco e BTG fizeram doações expressivas para o combate à pandemia e cuidados com as pessoas mais carentes afetadas, além de doar para o Sistema Único de Saúde – SUS, 5 milhões de testes rápidos, tomógrafos e respiradores para auxiliar no tratamento da doença!

5- Magazine Luiza também fez uma doação expressiva para o combate a pandemia e criou um botão em seu aplicativo que permite que as mulheres denunciem, sem serem percebidas, eventuais agressões que estejam sofrendo em casa, uma vez que essa prática lamentável se intensificou com o “lockdown” e o distanciamento social. Além disso a empresa doou respiradores e monitores cardíacos para a Santa Casa de Franca, Hospital Emílio Ribas e unidade do SUS na Vila Guilherme, onde fica sua sede, na Zona Norte da capital paulista. Segundo a empresa, está em andamento a doação de outros 30 respiradores ao Estado de São Paulo. A varejista ainda doou cerca de 1.000 colchões e 1.000 travesseiros ao Estado do Pará, que montou um abrigo no estádio do Mangueirão para tirar moradores de rua do ambiente de risco!

6- A Petrobrás doou aos hospitais e instituições de assistência social 8 toneladas de álcool líquido para desinfecção de ambientes, além de 600 mil testes para diagnóstico ao Ministério da Saúde e para o Governo do Rio de Janeiro!

7- As Lojas Renner, anunciaram, através do seu instituto social, a doação de R$ 4,1 milhões para compra de insumos para hospitais responsáveis por unidades do Sistema Único de Saúde – SUS, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

8- Do nosso lado, buscamos também fazer a diferença! Nossa preocupação vai além da seleção das empresas de nossa carteira que se enquadrem em nossos screenings, quantitativo, qualitativo e socioambiental. A Santa Fé apoia Projetos Sociais que são executados pela Associação Lar da Benção Divina, da qual participamos, ativamente, buscando melhorar e oferecer um serviço de extrema qualidade para as comunidades do entorno do Aeroporto de Congonhas. As atividades do LAR tem sido muito intensas durante a pandemia, oferecendo aulas on-line, apoio às famílias, cestas básicas e garantia dos empregos aos nossos colaboradores. Mais informações estão disponíveis em nosso site http://santafe.com.br/santa-fe-social.

Essas são apenas algumas das iniciativas que tivemos a satisfação de ver desenvolvidas pelas empresas que admiramos e nas quais investimos. Com tudo isso, acreditamos ainda mais nessas empresas e estamos alinhados à sua forma de gestão.

Juntos construímos um Brasil que avança, que dá certo e do qual temos muito orgulho !

Fontes: *https://twitter.com/weg_ir/status/1265454492818030592?s=21

*https://www.naodemita.com/