A análise financeira de empresas utilizando múltiplos é útil para investidores capturarem o sentimento do mercado e realizar comparações entre empresas e setores de forma rápida, prática e, quando utilizado da maneira correta, muito eficiente.
Porém, para muitos investidores ou interessados no mercado financeiro, a análise por múltiplos ainda é difícil e desconhecida e, por isso, pode ser utilizada ou interpretada de maneira errônea.
Para realizar a análise, podem ser utilizados diversos tipos de múltiplos e cada um deve ser usado para situações e objetivos diferentes. O objetivo deste artigo é apresentá-los e explicá-los, demonstrar como devem ser empregados e quais são os pontos positivos e negativos de se aplicar esse conceito.
1. O que é um múltiplo?
Um múltiplo é um indicador que relaciona uma métrica de valuation de uma empresa (como capitalização de mercado, preço da ação e valor da empresa [enterprise value]) com outra métrica específica da companhia, que pode ser financeira, como EBITDA, EBIT ou lucro líquido, ou não-financeira, mas operacionalmente relevante para aquela companhia, como número de clientes, número de visitas no market place, número de alunos, dentre outras.
Uma dificuldade inicial encontrada por investidores iniciantes é entender o significado dos termos financeiros usados nos múltiplos. Além disso, muitas vezes, são utilizados termos em inglês, o que torna a compreensão inicial ainda mais desafiadora. Para auxiliar o entendimento, apresentamos alguns conceitos financeiros (tabela 1) e traduções (tabela 2) a seguir.
2. Como são usados?
A análise por múltiplos é utilizada majoritariamente para:
3. Tempo do Múltiplo
4. Pontos positivos e negativos
Pontos Positivos
Pontos Negativos
5. Múltiplos de Enterprise value e de Market cap
Os múltiplos são separados entre duas classes: os múltiplos de enterprise value ou valor da empresa e os múltiplos de market cap ou capitalização de mercado. Mas o que os diferencia?
Por essa diferenciação, é de extrema importância que o numerador e o denominador do múltiplo representem o fluxo de caixa para um mesmo grupo de stakeholders. Por exemplo:
Por esses motivos, o EBITDA deve ser comparado com o enterprise value, enquanto lucro líquido e patrimônio líquido devem ser comparados com o preço por ação ou market cap da empresa.
6. Exemplos
Nessa sessão apresentaremos os principais múltiplos, suas definições e quais são os principais pontos de atenção em utilizá-los.
Na teoria, quanto menor o múltiplo, mais “atrativa” se torna a compra da ação. Porém, a realidade mostra que o múltiplo da empresa embute dois fatores muito relevantes na avaliação da empresa: risco e potencial de crescimento. Como resultado, quanto menor o risco percebido e maior o potencial de crescimento, maior tende a ser o múltiplo.
Outro ponto a se considerar é que análises por múltiplos futuros embutem uma série de premissas utilizadas pelo analista, que podem ou não se concretizar no futuro. Múltiplos são simplificações de contas complexas e isso deve ser considerado na análise.
Por fim, a análise por múltiplos deve ir além de uma simples comparação entre números. É essencial que ela seja acompanhada de um estudo profundo sobre a empresa, como: quais são suas linhas de negócio, qual sua estratégia e suas vantagens competitivas em relação aos concorrentes, em qual fase do ciclo de vida a companhia se encontra e qual sua capacidade de geração de caixa.
Publicado por Eduardo da Rocha Lopes
Partner & Investment Analyst na Santa Fé Investimentos