OLHO VIVO NO QUE VEM POR AÍ!
O que vem por aí?
Último mês do ano, Dezembro trouxe noticia surpresa positiva para as nossas cotas com o nosso Fundo Multimercado Santa Fé Aquarius FIM fechando o mês com +1,74% e o Fundo de Ações Santa Fé Scorpius FIA em +2,96%, este comparado ao Ibovespa em +2,87%. Foi um mês que deu sequencia a movimentos intensos de volatilidade e como estamos mencionando, desde o começo do 2º semestre de 2021, as preocupações se repetem. No Brasil, os receios com a “bomba fiscal”, mesmo após a aprovação da PEC dos Precatórios englobando o Auxilio Brasil, foram o principal tema do mês. No exterior, os problemas referentes à nova variante do COVID-19 – Ômicron, as incertezas com a inflação global e taxas de juros, deram o tom.
O que esperar em Janeiro? O Ano começa aqui no Brasil dando sequencia a temas antigos como as derivadas da COVID 19, após as festas de final de ano, e também com o mercado bastante atento à pressão por mais gastos do governo com foco principalmente em aumento nos salários de servidores federais e riscos de paralisações em várias áreas do funcionalismo público federal (incluindo Banco Central e a Receita Federal). Também as incertezas sobre novas medidas para combate da Ômicron e os gastos com saúde que isso poderá trazer ou não ao governo deverão ser monitorados bem de perto. Segue também a corrida ao Planalto, escolha das equipes e os temas para a economia que os candidatos deverão propor.
Já no exterior, entendemos que apesar do forte aumento em casos do vírus, os mercados pouco parecem reagir e começam a tratar a pandemia como uma gripe viral e que poderá ter uma leitura positiva sobre o possível fim do estado pandêmico. Além disso, vamos também observar a abertura da taxa de juros nos USA e os dados de inflação no hemisfério Norte – esse tema deveremos tratar basicamente em todas as nossas cartas nesse primeiro trimestre de 2022.
Mantemos nossa posição otimista sobre Bolsa aqui no Brasil, com múltiplos atraentes e cada vez mais seletivos em ativos de risco com bom upside no lado dos fundamentos. Também continuamos com nossas posições atreladas à inflação e completando nossa carteira com um pouco de bolsa nos USA.
#vamoscomtudo
Publicado por Fabio Mertz Focaccia
Partner & Investment Strategist na Santa Fé Investimentos