PACIÊNCIA E SELETIVIDADE SÃO AS MAIORES VIRTUDES DO INVESTIDOR
Em março de 2020, escrevemos um artigo muito interessante que recomendo a leitura. O título era: “Investindo sem pressa na Bolsa”. Lembro-me bem daquela época; o Ibovespa caindo bastante, a sensação era péssima, com a confirmação do primeiro caso de Coronavírus no Brasil e “lockdowns” pelo mundo todo.
Hoje, perguntado sobre o que eu teria para dizer sobre o dia, tive a oportunidade de reiterar aquilo que, para nós, é um mantra na Santa Fé: “O mercado de ações vai tirar dinheiro de quem tem pressa para dar a quem não tem”. Simples assim.
Então, agora, com o Ibovespa fazendo novas máximas e ótimas perspectivas pela frente, vale refazer algumas reflexões sobre o que escrevemos naquele 2 de março: “Visando dar a nossa contribuição para democratização do investimento em ações, achamos oportuno fazer alguns comentários: em primeiro lugar não se aplica na Bolsa, se investe em ações de boas empresas tornando-se sócio delas. Deu pra visualizar a diferença? Quem aplica busca uma rentabilidade já prevista, as vezes garantida e, via de regra, nem tão interessante. Quem investe em ações de empresas bem geridas, líderes em seu setor, inovadoras e disruptivas, está fazendo algo muito maior, visando um objetivo bastante diferente. Investindo você se torna sócio e como tal, se o negócio vai bem você terá seu retorno proporcional ao risco que tomou.”
Sim! Tornar-se sócio das maiores e melhores empresas deve ser o objetivo do investidor que busca ganhos consistentes no médio e longo prazos. Aqui vai outra grande virtude que um investidor dedicado precisa desenvolver: a “seletividade”. Não basta ser sócio de qualquer empresa, você precisa buscar as melhores, as mais desejadas. Enfim, precisa montar nos cavalos que correm mais!
Ser seletivo não significa escolher aquelas empresas que caíram muito ou que estão paradas. Você pode até escolher esse caminho, buscando empresas em turnaround, mas esteja ciente que esse jogo é arriscado, vai demandar um estudo enorme e muita paciência. Definitivamente essa não é a nossa praia na Santa Fé. Aqui buscamos as empresas que estão sendo procuradas e desejadas e que não costumam estar baratas (muito pelo contrário). Evitamos aquelas empresas que estão jogadas, largadas ou até servindo de funding para muita gente. Resumindo, nossa seletividade vai em busca do fluxo e nossa paciência está em explorar as tendências dos ativos mais desejados do mercado.
Assim como em março de 2020, estamos vivendo um momento muito interessante no nosso mercado de ações, que nas últimas semanas vem renovando máximas históricas. Grandes oportunidades estão aparecendo e empresas importantes como os grandes bancos, Ambev, Lojas Renner, Centauro, Malls e Petrobrás estão voltando para o nosso radar. Fiquem de olho!
O momento é de acreditar. Sempre haverá aquele amigo que tentará minar a sua confiança dizendo “já subiu muito”, “mercado está muito caro isso vai desmanchar…” são os “Profetas do Apocalipse” que nesses tempos de mercado em alta andam meio escondidos. Não dê atenção a eles, confie nos seus pilares de longo prazo e aproveite esse movimento, os ganhos de hoje serão muito importantes para ajudar a enfrentar outras crises que certamente virão no futuro.
“Quem investe em ações de empresas bem geridas, líderes em seu setor, inovadoras e disruptivas está fazendo algo muito maior”. Acredite que no médio e longo prazos, não existe investimento melhor do que esse!