Sou sonhadora por natureza. Quando era adolescente, meu pai até me apelidou de “nefelibática” – a que vive no mundo das nuvens. A verdade é que é muito bom sonhar! Melhor ainda é materializar!
O que aprendi nestes quase 3 anos de mercado financeiro é que se faz muito necessário ter o planejamento financeiro como seu maior aliado na realização dos seus sonhos.
Por isso, hoje, compartilho um esquema básico de “organização de sonhos” para tentar nos ajudar a conquistá-los.
1º passo: classifique seus sonhos – o que você deseja neste ano ou em 10?
Aqui deixo dicas:
Sonhos de curto prazo: viagens pelo Brasil ou América do Sul, carro novo, reforminha em casa;
Sonhos de médio prazo: comprar um apartamento, fazer uma viagem para Europa, EUA;
Sonhos de longo prazo: aposentadoria, morar na praia, tirar 1 ano sabático, independência financeira.
2º passo: não esqueça do seu legado!
O que você sonha deixar para seus filhos e/ou sociedade. Para ilustrar pode ser deixar seus filhos com conforto e bem estar ou mesmo apoiar uma ONG que trabalhe com educação como ferramenta de transformação da nossa sociedade.
3º passo:
estude sobre investimentos e entenda que, para cada tipo de sonho há uma ferramenta financeira adequada, pois o prazo é uma variável vital neste universo. Se não tiver tempo ou disponibilidade para estudar, contrate um especialista, é mais seguro.
4º passo:
seja fiel ao seu plano, pois mudar a rota no meio do caminho pode custar caro.
5º passo: é muito importante:
antes de sonhar, você precisa ter segurança e para isto é necessário construir uma reserva de emergência – mínimo de 6 meses de custos fixos guardados em algum investimento livre de risco.
Aqui na Santa Fé nós somos especialistas em investimento em Ações e Agro.
Nossos produtos são boas ferramentas para atender seus planos de médio e longo prazos (entre 2 e 10 anos), além de serem excelentes construtores de patrimônio, sabe por quê? Pois para nós, investir em boas empresas, que sejam líderes em seus segmentos, que tenham lucros crescentes e baixo endividamento é a certeza de sucesso.
O gráfico abaixo comprova essa premissa:
Veja que, mesmo com movimentos de baixa os movimentos de alta são bem mais fortes e, se traçarmos uma linha reta do início ao fim, teremos um caminho ascendente muito evidente. O problema é que muita gente, com receio das perdas, quando os movimentos de baixa chegam, acabam desinvestindo e por isso realizam prejuízos e não desfrutam dos altos ganhos nas retomadas (além de sair com a errada sensação de que bolsa é cassino e que o ganho é totalmente aleatório). Por isso, investimento em ações TEM QUE SER para o longo prazo, assim você se mantém comprado e usufrui realmente dos ganhos.
Nosso sócio e gestor Paulo Bueno afirma sempre isso em suas lives, vale a pena conferir: Clique aqui para assistir.
Já o agro, se mostra um investimento com uma certa descorrelação com a bolsa, apesar de haver excelentes empresas do setor que são listadas. Isso ocorre por ser um setor bastante resiliente e com demanda crescente constante – a população global não para de crescer e a demanda por alimento acompanha.
Na Santa Fé, além de gestores somos produtores rurais e conseguimos extrair o melhor do setor através dos ativos líquidos que podem ser objeto de investimento na Bolsa. Certamente um excelente investimento para diversificar carteira e para seus sonhos de médio prazo.
Sendo assim, fica claro que os sonhos são nosso ponto de partida, mas o trabalho duro e o foco em investimentos certos é que os tornam realidade.
Como dizia o poeta, “sonhar é preciso”, mas não se vive de sonhos e sim de planejamento, trabalho duro e bons parceiros.
Vamos sonhar e realizar juntos nossos sonhos?
Boa semana!
Publicado por
Fernanda Lancellotti
Partner & Head of Investor Relations at Santa Fé Investimentos