QUAL SERÁ A PRÓXIMA MAGALU?
Essa é uma pergunta que praticamente todo investidor já viu estampada nas redes sociais que falam do mercado, sejam elas de vendedores de cursos, casas de análises ou mesmo gestores.
É verdade que as ações do Magazine Luiza tiveram uma performance estratosférica, senão a maior, certamente entre as maiores dos últimos anos. foi um exemplo de “turnaround” bem sucedido, conduzido por pessoas visionárias e muito competentes. Poucos gestores ficaram aderentes a esse processo desde o início e nesse período, certamente, nenhum gestor teve uma performance equivalente sequer a 10% da valorização das ações da Magalu!
Encontrar uma nova oportunidade de investimento como foi Magalu seria como encontrar uma pepita de ouro em um garimpo repleto de garimpeiros como a Serra Pelada dos anos 80. Existem garimpeiros que trabalham uma vida atrás de uma pepita de ouro dessas. Poucos encontram. Muitos ficam pelo caminho.
No mercado também muitos investidores ficam uma vida em busca de uma oportunidade dessas. Gastam tempo e energia mas dificilmente encontram e quando encontram não resistem por muito tempo deixando a maior parte do ganho na mesa, assim como o garimpeiro que vende aquela pepita rara para o dono do garimpo…
É preciso fazer uma escolha! Você investidor quer agir como garimpeiro ou dono do garimpo? Em outras palavras vai passar uma vida correndo atrás de uma pepita de ouro rara ou vai comprar inúmeras pepitas daqueles que estiverem dispostos a vender?
Trazendo para o universo do mercado, Se você escolher ser garimpeiro, precisa agir de um jeito, seu foco será sempre um “turnaround” de uma empresa e isso vai demandar muito esforço, estudo, energia e paciência. Na sua vida de investidor você fará muitas tentativas, vai errar muitas vezes em outras, vai sair antes do que deveria mas talvez encontre a sua Magalu.
Se sua escolha for a de agir como dono do garimpo, vai precisar atuar de outro jeito. Serão muitas as pepitas que se apresentarão à sua frente. Você vai precisar decidir apenas quando e quanto pagar por elas. Certamente não teria comprado Magalu na mínima mas, com certeza, quando comprasse pela primeira vez, por que muitas serão as vezes em que você vai comprar e vender, certamente saberia que aquela era uma oportunidade especial, uma pepita de ouro rara.
Eu prefiro agir como o dono do garimpo com muitos garimpeiros trabalhando todos os dias nessa busca incansável, muitas foram as pepitas que já compramos, Magalu, Eneva, Sinqia, Banco Pan, Locamerica, Tenda, Alper Seguros, PetroRio, Banco Inter e por aí vai. Por vezes nos desfazemos delas, mas não demora muito e logo elas voltam a compor nossa carteira e enquanto isso outras oportunidades vão surgindo.
Na sua jornada como investidor, qual será a sua escolha? Garimpeiro ou dono do garimpo?