No dia 20 de Janeiro de 2020, era lançado o Santa Fé Scorpius FIA, nosso Fundo de Ações que essa semana completou seu primeiro ano de existência! O IBOVESPA na época flertava com suas máximas históricas próximas a 120.000 pontos e o otimismo com o Brasil dos juros baixos, privatizações, liberalismo econômico, dominava as mesas de operações ao redor do “Condado da Faria Lima” …
Replicando a estratégia vencedora na gestão das nossas carteiras administradas de ações e da carteira de ações do Santa Fé Aquarius FIM, seu “irmão mais velho”, o Scorpius nascia com a missão de obter ganhos de longo prazo no mercado de ações, através de uma gestão dinâmica, buscando estar sempre posicionado nas melhores empresas da Bolsa, aquelas que tenham fluxo de investimento e consequentemente desempenho positivo em relação ao IBOVESPA, que é o seu benchmark. Um Fundo de ações “puro sangue”, Long-Only, criado para ser um veículo de investimento democrático, com a experiência em gestão que acumulamos durante tantos anos de atuação nesse mercado, agora disponível para o público em geral.
Acreditamos na força das empresas, geradoras primárias de riqueza, que reinvestem seus lucros na própria operação, promovendo negócios consistentes, com resultados crescentes e estruturas sólidas de comando. Não existe investimento que rentabilize melhor o capital no longo prazo!
Mas o primeiro ano do Fundo acabou sendo um grande teste para a consistência e solidez da nossa estratégia. Poucos dias após o lançamento, veio a crise da COVID19. Um evento atípico, inesperado, um cenário cujo desfecho era desconhecido e que testou o limite dos nossos controles de risco e da nossa crença na capacidade de gestão e sobrevivência das empresas em que investimos. Com velocidade nunca antes vista, o IBOVESPA desvalorizou quase 50% em 30 dias. Isso desencadeou um processo maciço de vendas, ocasionado por stop orders de grandes fundos e investidores em pânico com uma pandemia que ameaçava parar o mundo. Um cenário de guerra. De alta incerteza e volatilidade extrema.
Mas empresas sólidas, líderes de mercado em suas áreas de atuação, pouco endividadas, com management de excelência, controle de risco e disciplina, sempre serão capazes de superar crises, mesmo diante de uma situação limítrofe como essa. Tempos difíceis passarão e os líderes sairão fortalecidos. Voltarão a brilhar. Voltarão a crescer e entregar bons resultados para seus investidores. Assim, mantivemos a nossa estratégia, investindo cada vez mais nas nossas estrelas do mercado. E, mesmo com todas as dificuldades, conseguimos fechar esse primeiro ano com uma rentabilidade positiva de 6,07% (de 20/01/2020 a 20/01/2021), contra apenas 0,66% do IBOVESPA no mesmo período. O patrimônio do Fundo cresceu 292% desde o lançamento e o número de cotistas aumentou 347%, um ano depois.
Esse foi o começo. Estamos convictos que nossa estratégia trará resultados ainda mais auspiciosos em anos melhores, com cenários de crescimento e volta à normalidade que está por vir. Nunca antes no Brasil tivemos juros tão baixos, e isso tende a permanecer por muito tempo. Estamos no início de um novo ciclo de alta das commodities, e o Brasil, sendo um dos maiores produtores mundiais de diversas delas, será extremamente beneficiado por esse cenário positivo. Historicamente, quando commodities sobem, a Bolsa Brasileira sobe também. E com o Santa Fé Scorpius FIA nós estamos preparados para aproveitar esse momento único de prosperidade que está por vir!