VELHOS SONHOS, NOVAS REALIZAÇÕES!

Neste final de ano de muitas conquistas com a Santa Fé Investimentos, me veio uma forte evocação do passado mais longínquo e uma visão clara de nossas origens!

O Mercado de Ações está no DNA dos Battistella por hereditariedade e, no meu, por afinidade! Meu sogro Brasilito foi acionista fundador e de primeira hora da Cia Vale do Rio Doce pelos idos de 1940; da Petrobrás em 1950 e do Bradesco em 1960. Esses investimentos lhe proporcionaram a tranquilidade para um final de vida digno e independente, aos 94 anos, em 2005! Nunca deixou de ter ações dessas empresas!

Em 1965 fundamos a São Paulo Minas CFI, sendo ele Presidente, e que viria a ser companhia aberta, precursora na captação com a Caderneta de Poupança. Também participamos da fundação da BOVESPA com a constituição da SPM Corretora de Valores em 1967. Éramos impulsionados por forte convicção de que o Mercado de Ações, como em todas as nações desenvolvidas, seria o caminho para o crescimento econômico de nosso País e uma base sólida e consistente para os programas de aposentadoria dos brasileiros.

Nos envolvemos por inteiro, sempre!

Em 1971 organizamos a Santa Fé Corretora de Valores que, em 1976, com audacioso processo de fusão e incorporações, viria a ser, até 1981, a maior corretora de valores da BOVESPA, líder em operações de block trades, underwrittings e volume de operações nos pregões. Participamos da instituição dos mercados de opções e futuros com ações e commodities, do Conselho de Administração da BOVESPA e da introdução do Mercado de Ouro no Brasil! Foi como vivenciamos a estruturação de um promissor Mercado de Capitais no Brasil.

Todavia, apesar da bem organizada estrutura, complementada em 1976 pela Nova Lei da S.A. e pela criação da CVM, faltou mobilização dos investidores pelos agentes do mercado, principalmente dos bancos.  Também faltaram políticas competentes dos governos que sucederam os militares, visando o combate consistente à inflação e a busca pela estabilidade econômica do Brasil. 

Foi com a abertura dos mercados aos investidores estrangeiros nos anos 90, com o Plano Real em 93 e com o câmbio flutuante em 99, que o Mercado de Ações Brasileiro passou a ter papel relevante em nosso desenvolvimento econômico, passando a canalizar grandes volumes de poupança privada para os setores e companhias mais eficientes de nossa economia!

Em 82, deixando de ser corretores, organizamos a Santa Fé Investimentos, na configuração que tem hoje, como gestora de recursos. Seu ato declaratório inicial é de 1983. 

Com a terceira geração do DNA Battistella, passamos a gerir clubes de investimentos, em 1985 carteiras individuais, em 1990 recursos de investidores estrangeiros e finalmente fundos de investimentos. 

Foi a partir de 2015 que vislumbramos o início de um movimento consistente em direção à democratização do Mercado de Ações no Brasil, tão aguardada por nós. O objetivo passou a ser a captação de grandes volumes de poupança popular para as ações das companhias, via plataformas de investimentos que proliferavam, vencendo o bloqueio dos grandes bancos, que, sem condições de resistirem, passaram a aderir às mesmas, oferecendo a seus clientes acesso a produtos de terceiros.

A partir de então a Santa Fé Investimentos se preparou para uma radical transformação: de gestora de recursos do tipo Familly & Friends para uma gestora aberta ao público em geral, oferecendo investimento a partir de R$500,00 iniciais.

Em meados de 2019 tínhamos um excelente track record com nosso fundo Santa Fé Aquarius FIM e decidimos nos apresentar para captação nas plataformas. Nosso projeto consistia em participar de pelo menos 10 plataformas em 2020; transformar a empresa numa Partnership com mais sócios e menos funcionários como colaboradores; relançar o Santa Fé Scorpius FIA, nosso antigo fundo de ações; montar uma competente equipe de analistas, estrategistas e de comunicação com os investidores; chegar ao final do ano com 10 vezes mais investidores e dobrar o patrimônio dos fundos!

Nesta abertura de 2021 vislumbramos nossas conquistas com as metas superadas: entregamos resultados consistentes com nossos fundos, ambos superando seus benchmarks; estamos captando em 14 plataformas; organizamos nossa Partnership admitindo 5 novos sócios para a Santa Fé Investimentos e opcionando 3 antigos funcionários para adesão à mesma; 4 analistas, 1 estrategista e 1 diretora de relação com investidores como novos colaboradores; mais de 150 publicações entre textos, vídeos e lives em canal direto com nossos investidores e público alvo, através das redes sociais; 35 vezes mais investidores em nossos fundos os quais acumulavam, no final de 2020, o triplo de patrimônio líquido que tínhamos, entre o Santa Fé Aquarius FIM e nosso antigo fundo de ações Santa Fé Scorpius FIA. E, para nosso orgulho e satisfação tivemos o ingresso, entre os novos colaboradores, da quarta geração do DNA Battistella!

NOVOS SONHOS, FUTURAS REALIZAÇÕES!

Para 2021, queremos sonhar mais alto! Afinal estamos embalados com as conquistas de 2020 encarando com o otimismo as perspectivas que os mercados nos indicam.

Seguir multiplicando os resultados: dobrar novamente o patrimônio dos fundos, crescendo a base investidores com foco no nosso propósito de democratização; captar através das plataformas dos grandes bancos de varejo, com quem temos total sinergia; organizar um fundo de investimento imobiliário (FII) com foco em ativos diferenciados com grande preocupação e destaque para o ESG (Environment, Social & Governance).

Estamos aceitando mais esses desafios! Feliz 2021 a todos!