Todos os anos, ao preencher a declaração do Imposto de Renda, muitas pessoas se perguntam: “Para onde vai todo esse dinheiro que estou pagando ao governo?” É uma dúvida comum e justa, já que a destinação dos impostos nem sempre é percebida pelos cidadãos. Porém, o que muita gente não sabe é que existe uma maneira de ter um controle maior sobre parte do imposto pago, destinando-o diretamente a projetos sociais, culturais e esportivos, os quais comunicam claramente seus resultados de impacto. E o melhor: sem gastar nada a mais por isso!
No Brasil, algumas leis permitem que uma parte do seu Imposto de Renda seja direcionada para causas que você escolhe apoiar. As mais conhecidas são a Lei Rouanet e a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que possibilitam que o dinheiro que iria para os cofres públicos seja usado em iniciativas que fazem a diferença na sociedade e de total transparência e conhecimento do cidadão.
1. Lei Rouanet:
Criada em 1991 (Lei nº 8.313/91), a Lei Rouanet é fundamental para o
financiamento da cultura no Brasil. Ela permite que empresas e pessoas físicas
destinem até 6% do seu Imposto de Renda devido apoiando projetos culturais e
sócio-culturais. Isso inclui teatro, cinema, música, exposições de arte, e
principalmente formação nestas áreas. Você não só promove a cultura no país,
como também pode acompanhar de perto o impacto do seu imposto.
2. Lei Federal
de Incentivo ao Esporte:
Sancionada em 2006 (Lei nº 11.438/06), esta lei possibilita que seu Imposto
de Renda apoie projetos esportivos. Com isso, você pode financiar a prática de
esportes entre jovens, a formação de atletas e a inclusão social por meio do
esporte. Assim como na Lei Rouanet, tanto empresas quanto pessoas físicas podem
destinar até 6% do imposto devido para esses projetos.
O processo é simples e pode ser resumido em alguns passos:
Além de contribuir para causas em que você acredita, fazer essas doações traz vários benefícios:
A destinação de parte do seu Imposto de Renda para projetos sociais é uma forma de exercer cidadania de maneira proativa. Você não só cumpre com sua obrigação fiscal, mas também apoia iniciativas que promovem cultura, educação, esporte e inclusão social, podendo conferir de perto o quanto você faz a diferença no nosso país.
Considere essa possibilidade e veja como seu imposto pode ser transformado em impacto positivo. Uma ótima oportunidade é participar do Jantar do LAR, que acontecerá dia 29/08 na Estação São Paulo e que possibilitará você realizar seu redirecionamento e ainda faturar prêmios incríveis com sua doação incentivada! Acesse o Instagram do LAR e confira todas as informações: @lardabencao
Dúvidas? Procure a ajuda de um contador ou consulte os sites dos ministérios responsáveis pelas leis de incentivo. Faça do seu imposto um agente de transformação!
Publicado por
Fernanda Lancellotti
Partner & Head of Investor Relations at Santa Fé Investimentos