VOCÊ SABE PARA ONDE VAI O SEU IMPOSTO DE RENDA?

Entenda como direcionar parte dele para projetos sociais

Todos os anos, ao preencher a declaração do Imposto de Renda, muitas pessoas se perguntam: “Para onde vai todo esse dinheiro que estou pagando ao governo?” É uma dúvida comum e justa, já que a destinação dos impostos nem sempre é percebida pelos cidadãos. Porém, o que muita gente não sabe é que existe uma maneira de ter um controle maior sobre parte do imposto pago, destinando-o diretamente a projetos sociais, culturais e esportivos, os quais comunicam claramente seus resultados de impacto. E o melhor: sem gastar nada a mais por isso!

O que são as Leis de Incentivo?

No Brasil, algumas leis permitem que uma parte do seu Imposto de Renda seja direcionada para causas que você escolhe apoiar. As mais conhecidas são a Lei Rouanet e a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que possibilitam que o dinheiro que iria para os cofres públicos seja usado em iniciativas que fazem a diferença na sociedade e de total transparência e conhecimento do cidadão.

1. Lei Rouanet:
Criada em 1991 (Lei nº 8.313/91), a Lei Rouanet é fundamental para o financiamento da cultura no Brasil. Ela permite que empresas e pessoas físicas destinem até 6% do seu Imposto de Renda devido apoiando projetos culturais e sócio-culturais. Isso inclui teatro, cinema, música, exposições de arte, e principalmente formação nestas áreas. Você não só promove a cultura no país, como também pode acompanhar de perto o impacto do seu imposto.

2. Lei Federal de Incentivo ao Esporte:
Sancionada em 2006 (Lei nº 11.438/06), esta lei possibilita que seu Imposto de Renda apoie projetos esportivos. Com isso, você pode financiar a prática de esportes entre jovens, a formação de atletas e a inclusão social por meio do esporte. Assim como na Lei Rouanet, tanto empresas quanto pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido para esses projetos.

Como fazer a doação?

O processo é simples e pode ser resumido em alguns passos:

  1. Escolha um projeto: Primeiro, selecione um projeto cultural ou esportivo aprovado pelo Ministério da Cultura ou pelo Ministério do Esporte. Existem muitas opções, então escolha aquela que mais combina com seus valores. Na Santa Fé apoiamos os projetos do LAR, uma instituição que presta serviços à comunidade de São Paulo há 68 anos – conheça mais o trabalho do LAR: @lardabencao
  2. Realize a doação: Depois de escolher o projeto, faça a doação diretamente para a conta do projeto antes do final do ano-calendário (último dia útil de cada ano).
  3. Guarde o recibo: O responsável pelo projeto fornecerá um recibo de doação. Este documento é essencial para comprovar a doação nasua declaração do Imposto de Renda.
  4. Declare no Imposto de Renda: Quando for declarar seu IR, informe a doação. O valor será deduzido do imposto devido, dentro dos limites permitidos (até 6%).

Por que fazer o redirecionamento do seu IR?

Além de contribuir para causas em que você acredita, fazer essas doações traz vários benefícios:

  • Benefício fiscal: O valor doado é abatido do imposto devido, ou seja, você não paga nada a mais, apenas realiza o redirecionamento de parte do valor que iria pagar.
  • Impacto social: Seu imposto se transforma em uma ferramenta de mudança, apoiando projetos que melhoram a sociedade.
  • Transparência: As leis garantem que o dinheiro seja usado corretamente, com fiscalização dos órgãos responsáveis e as instituições prestam contas e possibilitam você verificar de perto a diferença que seu imposto faz na sociedade.

Conclusão

A destinação de parte do seu Imposto de Renda para projetos sociais é uma forma de exercer cidadania de maneira proativa. Você não só cumpre com sua obrigação fiscal, mas também apoia iniciativas que promovem cultura, educação, esporte e inclusão social, podendo conferir de perto o quanto você faz a diferença no nosso país.

Considere essa possibilidade e veja como seu imposto pode ser transformado em impacto positivo. Uma ótima oportunidade é participar do Jantar do LAR, que acontecerá dia 29/08 na Estação São Paulo e que possibilitará você realizar seu redirecionamento e ainda faturar prêmios incríveis com sua doação incentivada! Acesse o Instagram do LAR e confira todas as informações: @lardabencao

Dúvidas? Procure a ajuda de um contador ou consulte os sites dos ministérios responsáveis pelas leis de incentivo. Faça do seu imposto um agente de transformação!

Publicado por               

Fernanda Lancellotti

Partner & Head of Investor Relations at Santa Fé Investimentos