O PIERRÔ, A COLOMBINA E AS PIRÂMIDES FINANCEIRAS

É segunda feira de Carnaval! Dessa vez um Carnaval diferente e sem festa; sem desfiles e sem aglomerações devido à pandemia da Covid-19.

Mas o pierrô, a colombina e as fantasias são sempre a marca do Carnaval; sem falar nos amores de verão que se vão depois da folia. Mas o que isso tem a ver com seus investimentos? 

Num mundo digital em que a comunicação é instantânea, a oferta de falsas promessas não para de se disseminar. Pirâmides financeiras são encontradas por todos os lados. Ganho fácil e sem esforço, essas são as promessas! Como acreditar nisso?

Porque não aproveitar esse Carnaval diferente para refrescar alguns pontos importantes a serem visitados antes de investir?

  1. Nunca acreditar em promessas de ganhos muito além do razoável – não existe almoço grátis. Seus ganhos serão sempre compatíveis com o risco do investimento, portanto prometer ganho já é sinal de problema;
  2. Jamais investir sem um respaldo profissional certificado e regulado pela CVM e pela Anbima;
  3. Nunca deposite dinheiro na conta pessoal de alguém. Isso não é profissional e certamente é um sinal de que algo está errado;
  4. Antes de investir procure informações sobre quem está oferecendo o investimento – consulte o site da CVM e o da Anbima e veja como é a reputação dessa pessoa ou instituição;

Mas se você acha que existe esse ganho fácil e descomplicado; que investir corretamente não exige trabalho, conhecimento e dedicação, então realmente o Carnaval é o seu lugar; é vestir-se de pierrô, colombina ou mesmo de qualquer outra alegoria e aproveitar a festa porque ela é curta e acaba na quarta feira de cinzas…

Os investidores pessoas físicas na B3 já somam mais de 3,5 milhões! Vale o alerta! Seja um investidor cuidadoso! Informe-se, prepare-se, desconfie, estude e não deixe que seus investimentos se transformem num grande pesadelo depois da folia, ou mesmo naquele amor de Carnaval que você nunca mais vai ver!

Investir é coisa séria! Esteja sempre alerta e preparado! Assim os bons resultados virão, consistentes e duradouros!

Paulo Battistella Bueno
Paulo Battistella Bueno
Gestor/Sócio na Santa Fé Investimentos