DIA DOS NAMORADOS: VENDAS SURPREENDEM

A primeira campanha do Dia dos Namorados no Brasil foi realizada em 1948 pelo publicitário João Agripino Dória. Na época, a data marcava um período de esfriamento do varejo, além de coincidir com a véspera do dia do casamenteiro Santo Antônio. Atualmente, o Dia dos Namorados está entre as três principais datas para o comércio, sendo uma das datas mais lucrativas do ano, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.

De acordo com o estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas projetado do comércio varejista é de R$ 2,59 bilhões em 2024, um aumento de 5,6% em comparação com a mesma data de 2023. No gráfico abaixo, pode-se verificar a evolução do volume de vendas para o Dia dos Namorados a preços de 2024, sendo o ano vigente o de maior número desde 2016:

Fonte: CNC

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) publicou as vendas do Dia dos Namorados, registradas entre os dias 6 e 12 de junho de 2024. Segundo o indicador, o varejo total obteve um crescimento do faturamento nominal de 4,9% em comparação ao mesmo período de 2023. Já o varejo presencial teve um aumento de 4,1% e o e-commerce um aumento de 15,5%, sendo dados positivos.

Ao analisar a evolução por segmento, observa-se que a divisão de óticas e joalherias foi a que mais cresceu em 2024, com um aumento de 19,1%, seguida pelo segmento de móveis, eletrodomésticos e lojas de departamento (12,3%), e cosméticos e higiene pessoal (9,6%). Na imagem abaixo, é possível observar a evolução por setor na data comemorativa:

Fonte: ICVA

Avaliando o crescimento por região geográfica apenas no varejo presencial, verifica-se que as vendas nas regiões Sul e Nordeste registraram os maiores aumentos, de 5,1% e 5,0%, respectivamente. Na figura abaixo, é possível constatar o fato:

Fonte: ICVA

Acreditamos que o desempenho positivo no Dia dos Namorados está relacionada com a melhora dos indicadores econômicos, discutidos neste artigo: “Varejo Em Ascensão: Oportunidades E Perspectivas”. A redução do comprometimento de renda das famílias, a queda na taxa de desocupação e a melhoria das condições de crédito têm incentivado o consumo, mesmo diante dos desafios do cenário macroeconômico. Além disso, em 2023, houve um feriado próximo do Dia dos Namorados, o que geralmente resulta no fechamento de parte do comércio. Em 2024, essa situação não se repetiu, o que contribuiu para o aumento das vendas.

Em conclusão, o impulso das vendas no Dia dos Namorados é positivo para o varejo como um todo, que deve se beneficiar das vendas durante feriado. Empresas como Vivara, Natura e CVC são esperadas para serem as mais beneficiadas, dado que esses segmentos apresentaram maior crescimento.

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Rodrigo Pontes de Miranda Lopes de Farias

Partner & Investment Analyst at Santa Fé Investimentos