Neste final de semana, o LAR apresentou uma live exibindo o trabalho realizado em 2020. Foi um ano incrível! A palavra da vez foi “recalculating” – o tempo todo a entidade teve que rever sua rota frente aos desafios da pandemia: metas, formatos, objetivos. E o LAR teve que lidar com medos, angústias e também a insegurança. Entretanto e em meio a tudo isso, muita inovação! Aulas online e depois hibridas; campanhas e aprendizado que resultaram no fluxo ininterrupto de atividades e a consequente e gratificante captação de 100% dos recursos para os nossos projetos!
Porque escrevo sobre isso aqui na página da Santa Fé e não no ambiente institucional do LAR? Explico: Não fosse a vocação da Santa Fé Investimentos em se doar, nada disto teria acontecido. E o mais bacana é que quando falamos em doar não estamos falando de grana somente, mas principalmente tempo, experiência profissional, intelecto… Compomos a maioria das cadeiras do conselho do LAR, além da presidência e este é um trabalho que apoiamos estrategicamente desde sua fundação. Nada de assistencialismo, mas inclusão e desenvolvimento para construir uma sociedade mais igualitária.
Vejo muita gente falando de ESG hoje – do Environment, Social and Governance em inglês ou AGS de Ambiental, Social e Governança em português. Pois muito antes do mercado falar em ESG (e como falam hoje…) a Santa Fé Investimentos praticava o “S” com verdade e entrega. Santa Fé é mantenedora da obra do LAR e desde o início investimos em governança e capacitação para que os trabalhos da entidade estejam sempre alinhados com os níveis de excelência que o ambiente profissional requer. Os resultados têm sido muito expressivos.
E mais importante, a preocupação com o próximo e essa busca pela igualdade em nossa sociedade é um dos pilares de existência da própria Santa Fé. Nossa certeza é que todos merecem as condições necessárias para se desenvolver e que isso é possível através da educação de qualidade na base e também da democratização dos investimentos. Nosso trabalho faz mais sentido dessa forma.
Os professores e coordenadores dos projetos do LAR dividem suas horas de trabalho entre as crianças das comunidades e algumas das melhores escolas particulares de São Paulo, além dos clubes sociais e organizações para as quais prestam serviços. Criança é sempre criança. Seres especiais com todas as capacidades naturais de desenvolvimento precisando de um ambiente estimulante para crescer e florescer. Nós acreditamos nisso e estruturamos os objetivos da Entidade para que essa meta seja alcançada.
Somada ao investimento social vem a democratização dos nossos serviços. Sabemos que quem poupa e investe terá mais oportunidades de desenvolvimento e desta forma disponibilizamos nossos fundos a partir de R$500,00 em 14 plataformas digitais de investimento. Temos quase 1.000 cotistas e queremos fechar 2021 com 8.000!
É com o coração cheio de satisfação que encerramos este ano complexo de 2020. Superação, aprendizado e vitória caracterizaram o ano que está por findar! Tenho certeza de que o propósito de atender com eficiência o maior número de pessoas possível está em movimento e a Santa Fé tem consciência de que tem feito sua parte nessa transformação!
Ah, e quanto à crescente demanda por ESG, vamos seguir fazendo nosso trabalho de beneficiar, com parte de nossas conquistas, em formato de serviço de qualidade e excelência, quem realmente precisa! Isso já está no nosso DNA há muito tempo.
Feliz Natal e um 2021 muito rico em realizações!
Publicado por: Fernanda Lancellotti
Partner & Head of Investor Relations na Santa Fé Investimentos