ASPAS COM O GESTOR, SETEMBRO 2023

O mês de setembro foi de continuidade da baixa nos mercados. No Brasil o Ibovespa acabou subindo um pouco influenciado pela performance de Petrobras e Vale mas as Small e Mid Caps, que são maioria na nossa carteira de ações, sofreram bastante, impactadas pela forte inclinação na curva de juros. Esse ajuste na curva de juros provocado pela comunicação do FED insinuando juros mais altos por mais tempo, impactou esse mercado lá fora e aqui. O Real perdeu valor seguindo as demais moedas de países emergentes. O petróleo foi novamente destaque de alta e nossa posição em PRIO foi bem num mês desafiador. O setor de mineração também se recuperou um pouco com destaque para Vale. China seguiu patinando e acabamos encerrando nossas posições por lá com um pequeno ganho. Juros longos subindo apesar da queda de 0,50% na Selic fizeram com que nossa posição em Bs longas e curtas sofressem um ajuste negativo.

Na segunda quinzena de Outubro o efeito da sazonalidade passará a ser positivo, acreditamos que os mercados, tanto aqui como lá fora, deverão encontrar um fundo nas próximas semanas partindo para um movimento de alta mais consistente nos últimos 3 meses do ano. Mantemos nosso otimismo com o setor de tecnologia nos EUA. No Brasil após esse forte ajuste na curva de juros os setores de educação, construção e bancos digitais voltaram para níveis muito atrativos e seguimos acreditando na continuidade do movimento de recuperação em commodities, com posições no setor de petróleo, mineração, siderurgia e logística.

Mantemos nossa posição no exterior mas aguardamos um melhor momento para voltar com o hedge em Dólar via opções. NTNBs com vencimento em 2026 e 2050 seguem em nosso portfolio.      

Que venha Outubro!

Publicado por

Paulo Battistella Bueno

Partner & Portfolio Manager at Santa Fé Investimentos