A Santa Fé Investimentos está alinhada às medidas preventivas e de segurança recomendadas pela OMS, pelo Ministério da Saúde e pelos Governos de São Paulo (Estado e Cidade), em relação ao COVID-19. Além de adotarmos protocolos especiais para proteger nossos colaboradores, reforçamos fortemente nossa rotina com cuidados não farmacológicos e de higienização para combater a propagação do Coronavírus. Também seguimos protocolos de compliance claros em relação à nossa política de gestão, gerenciamento de risco e continuidade dos negócios.
Em relação à inédita volatilidade nas Bolsas do mundo, não acreditamos em modelos estatísticos baseados em correlações e volatilidades históricas para gerenciar o risco dos investimentos que fazemos, por sua própria natureza. Tradicionalmente e há 30 anos, temos enfrentado as flutuações de curto prazo dos preços dos ativos e das cotas dos fundos, pois são inevitáveis. Dedicamo-nos a evitar possíveis mas indesejáveis perdas definitivas de capital. Buscamos controlar os riscos selecionando boas empresas abertas e adequando o tamanho dos investimentos à sua atratividade.
Nesse sentido reforçamos alguns dos principais fatores avaliados antes de um investimento:
• Reputação e competência dos acionistas controladores;
• Qualidade dos resultados e riscos contábeis;
• Vantagens competitivas;
• Nível de alavancagem financeira;
• Liquidez
• Exposição a fatores macroeconômicos e
• Atratividade do preço frente ao valor que a empresa demonstra ao longo do tempo.
Sabemos que o momento é extremamente delicado, que a saúde de tantos brasileiros está em risco e que nossa economia sofre bastante. Mas também sabemos que não há mal que dure para sempre e que quando essa paralisação protetiva cessar, virá um ciclo positivo de crescimento. Seguimos cumprindo nossa missão de democratização do mercado de ações a médio e longo prazos. Para quem tem recursos disponíveis, vale a reflexão.