Certa vez, o renomado escritor francês Marcel Proust disse: “Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para uma pessoa” e isso nos leva crer o quão importantes são cada um dos momentos que vivemos em cada parte da nossa história, seja individualmente seja em uma organização como a Santa Fé Investimentos. Refletindo sobre esta, percebemos que, de fato, o tempo não é igual. Fundada em 1983 por Fernando Bueno, ex-diretor de uma corretora de valores, a sua denominação era Santa Fé Participações e Comércio LTDA e atendia basicamente poucos clientes nacionais e alguns estrangeiros, ainda com sede no centro de São Paulo.
Além da gestão de carteiras administradas, clubes de investimento passou a gerir fundos de investimento. Nossos atuais gestores iniciaram suas carreiras na Santa Fé no final da década de 80 e acompanharam todo o processo. Estruturaram o Aquarius primeiramente como um FIA e, posteriormente, em 2002 como um FIM, sendo este o primeiro fundo administrado pelo BNY Mellon em São Paulo. No entanto, o foco da empresa sempre permaneceu na gestão dos recursos de poucos clientes e próximos ao círculo de relacionamento pessoal da família do fundador; uma relação de confiança e credibilidade muito grande.
Tendo o Aquarius como principal veículo de investimento, a gestora passou por diversas crises e governos; enfrentou os governos petistas, bem como o primeiro grande ciclo de commodities nos anos 2000. Sobreviveu à crise do da NASDAQ (Ponto Com), do mercado imobiliário americano e ao governo Dilma, sempre mantendo boa performance e transparência com nossos clientes e amigos. Ao longo de todos esses anos, a equipe amadureceu, não só como gestora de recursos, mas criando uma forma proprietária e única de avaliar o mercado de ações. Ferramentas de gestão inovadoras criaram um histórico de rentabilidade forte e consistente.
Porém, foi somente com o processo de Financial Deepening no Brasil que a empresa se reinventou. Nossas estruturas antigas foram revisadas e surgiu a Santa Fé como uma partnership. Novos sócios de mercado, grandes jovens talentos passaram a integrar a equipe. De 39 o número de clientes foi para mais de 4500. Uma verdadeira revolução em uma empresa de mais de 30 anos de mercado!
Vale uma analogia interessante com o celebrado filme “O Curioso Caso de Benjamin Button”. No longa, o protagonista interpretado pelo ator Brad Pitt, com o passar dos anos, vai se tornando mais jovem. Conosco não é diferente. Ao longo de décadas no mercado nossa Santa Fé vem se modernizando e buscando se ajustar às principais tendências do mercado. Nesse caminho, fica cada vez mais jovem!
Uma empresa que ao longo dos anos se rejuvenesce e entrega sempre o que há de mais moderno e melhor para seus clientes! Essa é a Santa Fé Investimentos, ou como podemos carinhosamente chamar Santa Fé cada vez mais jovem, como Button!
Publicado por Gabriel Diniz Junqueira
Partner & Investment Analyst na Santa Fé Investimentos