O INVESTIDOR É QUEM MANDA!

O investidor é quem manda! Afinal já são 2,9 milhões de pessoas físicas detendo R$ 383 bilhões na B3 em Agosto!!!

São 2,2 milhões de homens e 742 mil mulheres!

Dados relevantes que mostram que o processo de democratização dos investimentos em bolsa segue crescendo. Vale lembrar que em dezembro de 2019 eram 1,8 milhões de investidores.

Sem dúvida o investidor nunca teve tantas alternativas de investimento e de conhecimento dos mercados como hoje, fomentados pelas plataformas digitais que oferecem uma gama enorme de produtos entre ações, fundos imobiliários e de investimento em ações e multimercados.

Mas será que o investidor tem amplo acesso a todos os produtos que deseja nessas plataformas? Pelo menos no que diz respeito aos fundos de investimento a resposta é não! Infelizmente o investidor está restrito aos fundos selecionados unilateralmente pelas plataformas e alheio aos fundos que estejam fora desse universo.

As plataformas se apoiam na prerrogativa de restringir o universo de fundos disponíveis aos seus investidores, alegando que precisam aprovar o gestor ou o fundo X e Y antes de disponibilizá-lo aos seus clientes. Mas se o investidor já conhece o fundo ou o gestor e deseja fazer o investimento, e esse gestor já é fiscalizado pela CVM e auto regulado pela ANBIMA, por que restringir?

É preciso que alguém quebre esse paradigma e abra o mercado para que os próprios investidores tomem também aqui as suas decisões com liberdade!

A plataforma que se antecipar nisso dará um grande passo no sentido de realmente democratizar os investimentos no Mercado de Capitais. Afinal, cada vez mais, os investidores tomarão suas decisões conscientes dos riscos que correm.

Está na hora de suprir essa lacuna e muitas plataformas que se dizem democráticas deviam refletir seriamente sobre isso! Como disse, quem sair na frente levará grande vantagem!

Existe ainda a possibilidade de algum outro player de fora quebrar esse paradigma! A B3 poderia dar esse grande passo, afinal, base de clientes ela já tem e um fundo de investimento é um ativo de extrema importância para quem quer se iniciar com investimentos em ações! Aumentaria ainda mais a sua base!

O desafio esta lançado! Quem será o first mover?